sábado, 24 de julio de 2010

Seminário Internacional Gramsci e os Movimentos Populares - Carta O Berro

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU9SrSW_Q6nAAn4WOO1woOr0_A8lArXqQ5u_gEVimFU8-rehzaUEK-66AGazPOthmkBNr5fWRPuRhYGkrTVv2T54Q0loi1KBEBNcHFy36jUfkt0LoeJbLVUCzY_4d9UezTWpkc_1J7ggo/s320/gramsci-niteroi-por_do_sol-2-low_res-300x199.jpg

Apresentação

Seminários e eventos para abordar os mais diversos temas e questões do pensamento de Gramsci têm sido numerosos no mundo e no próprio Brasil. Mas, são praticamente inexistentes os estudos dedicados a focalizar o diálogo fecundo que vem ocorrendo entre as perspectivas abertas por A. Gramsci e os movimentos populares. Na variedade das suas formas e manifestações, os movimentos populares latino-americanos apresentam profundas sintonias com a visão de mundo delineada por Gramsci. Desde final dos anos 60, quando os escritos de Gramsci começaram a ser divulgados no Brasil e na América Latina, observa-se uma crescente referência às suas idéias e categorias. O seminário que queremos realizar, portanto, se propõe a analisar e debater como, ao longo dos últimos 40 anos, as ferramentas teóricas de Gramsci foram assimiladas pelos movimentos populares. Mas, também, como estes conseguiram re-processar as idéias do pensador sardo amalgamando-as com uma inovadora práxis latino-americana, de modo a elaborar uma visão própria de sociedade e delinear um projeto alternativo de mundo.


A estrutura, os componentes e a dinâmica do seminário foram pensados de modo a investigar, de um lado, a relação entre o pensamento de Gramsci e os movimentos populares no recente contexto histórico brasileiro e latino-americano, e, por outro lado, a focalizar as atenções sobre algumas questões que atualmente vêm sendo particularmente debatidas, como o processo de democratização no Brasil e na América Latina, a construção de um “Estado-ético” popular, a busca de um novo significado de hegemonia, a concepção de uma educação e de uma “escola unitária” alternativa.

Blog N.P.T-24/7-Leer

No hay comentarios: